Faculdade || Praxe: sim ou não?

12:33

Creio que todos os futuros universitários já se depararam, pelo menos uma vez na vida, com questões relativas à praxe. Assistimos a inúmeras notícias depreciativas nos mais diversos meios sociais, mas será que essa é a realidade de todas as praxes? Garanto-vos, apesar de ainda nem ser caloira, que não! 

Desde que me lembro que queria ir para a universidade e dessa experiência nunca dissociei uma outra muito importante e única: a praxe. Nunca considerei não ser praxada, porque, apesar de ouvirmos algumas más notícias não quer dizer que toda a realidade seja negra, aliás, tendo em conta todos os testemunhos que vou ouvindo sei que a realidade é totalmente oposta. 

Apesar de os meus pais não terem sido praxados (por razões diferentes) eles concordam com a minha visão e acham que de facto é algo que me vai ser muito útil na integração e ajudar-me a abrir novos horizontes, porque há muita coisa que se aprende com a praxe.

No entanto, é normal ficar com alguns receios, mas também a entrada no ensino superior acarreta já alguns receios por si só, simplesmente por ser uma realidade que ainda não conhecemos. Também assim funciona a praxe. É uma realidade que ainda não conhecemos e não nos podemos deixar toldar pela visão de outras pessoas. Temos de passar pela experiência para tirarmos as nossas próprias conclusões.

Por isso, futuros caloirinhos, aconselho-vos (nos) a dizer um sim à praxe, sem medo de uma dia mais tarde poder vir a dizer um não, porque é sempre possível dizer não. Ninguém vos pode coagir e há punições para quem o tente fazer. Vamos iniciar uma nova fase na nossa vida e, na minha opinião, devemos entrar nela de mente aberta e recetivos a todo o tipo de experiências que nos possam trazer um pouco mais à nossa vida. Afinal de contas, serão os melhores anos da nossa vida.

Eu vou ser praxada e vocês?


You Might Also Like

6 comentários

  1. adoro a tua opinião e o facto de quereres experimentar a praxe antes de tirar quaisqueres conclusões. os media só inventam! de facto, há pessoas que sabem praxar e outras que não sabem, como tudo nesta vida, mas não podemos deixar que umas quantas ovelhas negras arruinem o nome da praxe... espero que gostes de ser praxada e, mais tarde, de praxar, e vais ver que vai correr tudo bem :)
    beijinhos, Noelle :) https://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Acho que fazes bem em experimentar e formares uma opinião baseada na experiência :)
    Eu fui praxada e praxei, e não me arrependo de nada :)

    ResponderEliminar
  3. ora bem, a minha opinião é exatamente igual à tua, nem tirar nem por por isso nem vale a pena dizer mais nada :P
    daqui a uma semana lá vou estar eu, pronta para ser praxada para poder tirar as minhas próprias conclusões
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do texto.
    EU FUI PRAXADA e adorei, foi uma das melhores experiências da minha vida. Se me dissessem se queria sê-lo outra vez eu diria que SIM, sem qualquer duvida nem hesitação. :)

    ResponderEliminar
  5. Subscrevo completamente! Admito que antes tinha receio de pensar, sequer, ir à praxe. Mas depois de ter conhecido universitários e pessoas mais próximas que participaram da praxe, nunca sofrendo maus tratos, que a minha curiosidade tem vindo a crescer. E sim, tenciono ser praxada!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Partilha a tua opinião e as tuas dúvidas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...